top of page
UFRJ_HorizontalCompleta_Tela_Positivo.png
Marca_Principal pequena-01.png
Emerência

Paulo Alcantara
Gomes

"O tÍtulo de Professor Emérito, embora honorífico, representa muito na carreira de um professor universitário. Ele é concedido, ouvidos o departamento de origem do professor, a congregação da Unidade, o Conselho de Coordenação do Centro e o Conselho Universitário. Ele traz em seu bojo uma forte dose de simbolismo, porque representa a confirmação do compromisso entre o docente e a universidade, de juntos continuarem a realizar ações que propiciem a constante melhoria da qualidade do ensino, a consolidação da pesquisa realizada nos seus laboratórios, e considerada como um dos fatores determinantes para o desenvolvimento do país, e a efetiva contribuição à eliminação das desigualdades sociais e regionais. A emerência é uma forma de manter o professor vinculado à universidade. Dessa forma, ela é para mim, motivo de grande honra e alegria."

WhatsApp Image 2023-06-27 at 17.08_edited.png

Sobre a Cerimônia

30/6, sexta - feira
Início às 14h
Salão Nobre da Decania - Centro de Tecnologia, Bloco A, 2o andar

O ex-reitor da UFRJ e professor aposentado da Escola Politécnica Paulo Alcântara Gomes teve o seu nome aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário para receber o título de emérito da instituição. A cerimônia de emerência será conduzida pelo reitor da UFRJ em exercício, Carlos Frederico Rocha, no dia 30 de junho, a partir das 14h, no Salão Nobre do Centro de Tecnologia.

Assista a cerimônia ao vivo!

Serviços

Graduado em Engenharia Civil pela antiga Escola Nacional de Engenharia, atual Escola Politécnica, e com mestrado e doutorado em Ciências em Engenharia Civil, ênfase em Estruturas pela Coppe/UFRJ, Paulo Alcântara ocupou diversas funções ao longo de sua trajetória na UFRJ, entre elas: chefe de Departamento de Mecânica Técnica da Escola de Engenharia (1975-1977), atual Departamento de Estruturas; coordenador do Programa de Engenharia Civil da Coppe (1976); diretor da Coppe (1978-1982); diretor-adjunto para o Desenvolvimento Tecnológico e para Novos Empreendimentos da Escola de Engenharia (1982-1985); vice-diretor da Escola de Engenharia (1982-1985); sub-reitor de Ensino para Graduados e Pesquisa (1985-1991); vice-Reitor (1991-1994) e reitor da UFRJ (1994 e 1998).

​

Recebeu diversas condecorações e prêmios, entre eles: Medalha da Ordem do Mérito Científico; a Ordem das Palmas Acadêmicas, do governo da França; e o prêmio Manuel Rocha, concedido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa a pesquisadores e engenheiros.

​

Além disso, também participou dos Conselhos de Ensino de Graduação (CEG), do Conselho de Ensino para Graduados e Pesquisa (CEPG) e do Conselho Universitário. Foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, presidente da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

Contate-me

Sobre a Escola Politécnica

A Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fundada em 1792, é a sétima escola de engenharia mais antiga do mundo e a mais antiga das Américas, juntamente com o Instituto Militar de Engenharia (IME), assim sendo, a primeira instituição de ensino superior do Brasil. É considerada uma das melhores instituições

da América Latina no ensino da engenharia. Está localizada no prédio do Centro de Tecnologia (CT), na Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Marca_Principal pequena-01.png

​

Obrigado pelo envio!

bottom of page